PRAÇA JÚLIO PRESTES, Nº 16
01218 020 | SÃO PAULO - SP
+55 11 3367 9500
SEG A SEX – DAS 9h ÀS 18h
NOTÍCIAS






 
Música na Cabeça: Lives da Osesp | Beethoven 250
09/jul/2020

As três próximas datas da série Música na Cabeça: Lives da Osesp são dedicadas a Ludwig van Beethoven, que tem seus 250 anos celebrados em 2020. Confira os temas, dias e convidados:

 

14 de julho, 19h

A dimensão da obra de Ludwig van Beethoven por Jorge de Almeida, Doutor em Filosofia e professor de Teoria Literária e Literatura Comparada na USP. É também autor de Crítica Dialética em Theodor Adorno: Música e Verdade nos Anos Vinte, Editora Ateliê, e de vários ensaios sobre Música, Literatura e Filosofia.

 

21 de julho, horário a ser anunciado
Os violinistas Emmanuele Baldini (Osesp) e Luíz Fïlíp Coelho (Filarmônica de Berlim) falam sobre as emblemáticas seis últimas peças escritas por Beethoven para a mais tradicional formação camerística, o Quarteto de Osesp.

 

28 de julho, 19h
As Sonatas de Beethoven por Arnaldo Cohen (pianista e professor da Universidade de Indiana/ EUA) em conversa com Leandro Karnal (membro do Conselho Consultivo da Fundação Osesp).

 

As lives acontecem sempre às terças-feiras, no Facebook, no Instagram e no YouTube.

 
Música na Cabeça: Lives da Osesp | Academia de Música
05/jul/2020

 

152 jovens músicos já passaram pela Classe de Instrumento da Academia de Música da Osesp, criada em 2006. Vários seguem se aperfeiçoando ao redor do mundo ou fazem parte de orquestras no Brasil — inclusive a nossa — e no exterior. São três deles que recebemos em nossa live desta terça-feira, 7 de julho, às 13h: a oboísta Layla Köhler, o trombonista Filipe Pereira e o violinista Thiago da Costa, em conversa com Rogério Zaghi, coordenador de Programas Educacionais da Fundação Osesp.

 

Layla concluiu seus estudos na Academia em 2018 e atualmente ela está no Royal College of Music de Londres. Filipe, da mesma turma, segue os estudos na The Juilliard School e ocupa a vaga de Trombone Baixo na Buffalo Philharmonic Orchestra. Thiago trará a perspectiva de um atual aluno da nossa Classe de Instrumento — este é o segundo ano dele conosco.

 

PRÓXIMAS LIVES
14 de julho, 19h | Beethoven 250
Uma aula com Jorge de Almeida sobre Ludwig van Beethoven, que tem seu aniversário de 250 celebrados em 2020. Almeida é Doutor em Filosofia e professor de Teoria Literária e Literatura Comparada na USP. É também autor de Crítica Dialética em Theodor Adorno: Música e Verdade nos Anos Vinte, Editora Ateliê, e de vários ensaios sobre Música, Literatura e Filosofia.

 

21 de julho, às 13h: Os últimos Quartetos de Cordas de Beethoven
Emmanuele Baldini (spalla da Osesp) e Luíz Fïlíp Coelho (membro dos Primeiros Violinos da Filarmônica de Berlim) falam sobre as emblemáticas seis últimas peças escritas por Beethoven para a mais tradicional formação camerística.

 
Coro da Osesp apresenta: "Suíte Nordestina", arranjo de Ronaldo Miranda
01/jul/2020

 

São Paulo é a maior cidade nordestina fora do Nordeste. É especialmente para os milhões de maranhenses, cearenses, potiguares, paraibanos, pernambucanos, piauienses, alagoanos, sergipanos e baianos que vivem na capital paulista que o Coro da Osesp interpreta a Suíte Nordestina. A peça reúne quatro canções folclóricas com arranjo de Ronaldo Miranda, interpretadas por nossos músicos, cada um na sua casa, sob regência de William Coelho.

 

A música é também uma homenagem a Naomi Munakata, que, de 1995 a 2013, foi Regente Titular do Coro, tornando-se Regente Honorária em 2014. Com ela, o Coro da Osesp gravou a Suíte Nordestina álbum Canções do Brasil (2010) — a obra estava entre as que a maestrina mais gostava de reger, e, por isso, foi a escolhida pelos próprios músicos para este vídeo. Naomi nos deixou no 26 de março de 2020, por complicações em decorrência da Covid-19.

 
Work in Progress: Por Dentro da Osesp
28/jun/2020

Em 2018, a série Work in Progress mergulhou nos bastidores da Osesp enquanto a Orquestra e Marin Alsop preparavam Uma Vida de Herói, poema sinfônico de Richard Strauss. Com produção da Prodigo Films para o canal Arte 1, foram ao todo seis episódios, que você poderá assistir em nossos canais entre 1º de julho e 5 de agosto. Cada um deles será exibido uma única vez, sempre às 19h30 – saindo do ar imediatamente depois.

 

 

Confira a agenda e programe-se:

1º de julho – Episódio 1: Regência
08 de julho – Episódio 2: Cordas
15 de julho – Episódio 3: Madeiras
22 de julho – Episódio 4: Percussão
29 de julho – Episódio 5: Metais
5 de agosto – Episódio 6: Uma Vida de Herói

 

Onde:

https://www.facebook.com/osesp/

https://www.youtube.com/user/videososesp

 

Além de detalhes e perspectivas nunca antes vistas da Osesp em ação na Sala São Paulo, as câmeras foram ao encontro de momentos únicos fora do palco, como um duo da violoncelista Marialbi Trisolio e do trombonista Darrin C. Milling tocado no Centro da cidade ou uma visita do nosso violinista Paulo César Paschoal a um luthier. As lentes também miraram a rotina membros das equipes técnicas e administrativas, dos mais diversos departamentos.
__________________
Work in Progress é uma série produzida pela Prodigo Films para o Canal Arte 1, aos quais a Fundação Osesp agradece gentilmente pela autorização recebida para exibirmos esse conteúdo. A temporada dedicada à Osesp foi exibida pela primeira vez entre 12 de julho e 16 de agosto de 2018.

 
Música na Cabeça: Lives da Osesp
26/jun/2020

Nesta terça-feira (30 de junho), às 13h, estreia a série Música na Cabeça: Lives da Osesp. Teremos uma conversa de Thierry Fischer, nosso novo Diretor Musical e Regente Titular, com Arthur Nestrovski (Diretor Artístico) e Marcelo Lopes (Diretor Executivo). Eles falarão sobre o momento atual da instituição e de planos para o futuro da Osesp.

 

 

As lives serão sempre às terças-feiras, no Instagram, Facebook e Youtube da Osesp. Quando os convidados estiverem no Brasil e nas Américas, elas acontecerão às 19h; quando estiverem na Europa, as conversas acontecerão às 13h.

 

PRÓXIMAS LIVES

7 de julho, 13h | Academia de Música da Osesp
A oboísta Layla Köhler, o trombonista Filipe Pereira e o violinista Thiago Costa – dois ex-academistas e um atual academista da Classe de Instrumento – em conversa com Rogério Zaghi, coordenador de Programas Educacionais da Fundação Osesp.

 

14 de julho, 19h | Beethoven 250
Uma aula com Jorge de Almeida sobre Ludwig van Beethoven, que tem seu aniversário de 250 celebrados em 2020. Almeida é Doutor em Filosofia e professor de Teoria Literária e Literatura Comparada na USP. É também autor de Crítica Dialética em Theodor Adorno: Música e Verdade nos Anos Vinte, Editora Ateliê, e de vários ensaios sobre Música, Literatura e Filosofia.

 
90 dias unidos (virtualmente) pela música
21/jun/2020

Em 15 de junho, completamos 90 dias fisicamente distantes de vocês, mas nem por isso deixamos de estar juntos.

 

Em três meses, colocamos no ar 444 publicações nas mídias sociais da Osesp e da Sala São Paulo – Youtube, Facebook, Instagram e Twitter. Em meio a todos esses conteúdos, você pôde assistir a 28 gravações do Acervo Osesp, 8 concertos na íntegra e 31 vídeos feitos em casa pelos músicos da Orquestra e do Coro.

 

Esses 67 vídeos foram vistos 821.920 vezes nos canais onde foram postados na íntegra. Só no Youtube, foram 47.984 horas de vídeos visualizadas – isso daria 1.999 dias de música sem parar feita por nossos corpos artísticos e convidados. 

 

Leia aqui alguns números sobre os conteúdos digitais publicados.
Os dados foram coletados entre 16 de março e 15 de junho de 2020.

 

Seguimos em isolamento social, ainda que sem nunca termos nos sentido de fato sós. Isso se deve a cada um de vocês! A Fundação Osesp, seus corpos artísticos, equipes técnica e administrativa e conselheiros agradecem.

 
19 de junho, às 19h30: concerto com Emmanuele Baldini (violino) e Alunos da Academia da Osesp
13/jun/2020

Coloque na agenda: no dia 19 de junho, sexta-feira, você tem um encontro com a música feita por seis alunos da Academia de Música da Osesp e por nosso spalla Emmanuele Baldini. A transmissão começa às 19h30.

 

 

| PROGRAMA |

 

EMMANUELE BALDINI violino
GABRIEL DE ALMEIDA violino
JOÃO SENNA viola
NATHALIA SUDÁRIO violoncelo
CLAUDIA MACHICADO TORRES contrabaixo
Johann Sebastian BACH | Variações Goldberg, BWV 988: Ária e 5 Variações [arranjo de Caio Facó]

 

ALICE EMERY harpa
Louis SPOHR | Variações sobre a Ária "Je suis encore dans mon printemps", Op. 36

 

EMMANUELE BALDINI violino
YOHANNA ALVES viola
NATHALIA SUDÁRIO violoncelo
Franz SCHUBERT | Movimento para Trio de Cordas em Si Bemol Maior, D 471


As performances dos alunos foram gravadas por eles próprios em suas respectivas casas e, posteriormente, sincronizadas especialmente para a transmissão, que contará com a participação de Emmanuele Baldini, spalla da Osesp há 15 anos e também professor da Academia.

 

A transmissão terá apresentação ao vivo do coordenador dos programas educacionais da Fundação Osesp, Rogério Zaghi, que participará de sua casa, comentando as peças do programa e trazendo informações sobre os alunos e a Academia, além de responder perguntas do público.

 

Estaremos #aovivo em:
https://www.youtube.com/videososesp
https://www.facebook.com/osesp/
https://www.instagram.com/osesp_/

 

Essa transmissão ao vivo é uma realização da Fundação Osesp e do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Agradecimentos ao BV.

 
Sala São Paulo Digital: Osesp apresenta obras de Casulana, L. Boulanger e Beethoven
22/mai/2020

Sete domingos depois, chegamos ao fim da série Concerto Digital Osesp Personnalité relembrando o música que fizemos em 8 de março de 2017. Naquela noite, o público lotou a Sala São Paulo para ouvir a Nona Sinfonia de Beethoven – com nossa Orquestra, Coros, solistas e Marin Alsop –, e quase 52 mil pessoas nos acompanharam virtualmente. Na primeira parte do programa, o Coro da Osesp, sob regência de Valentina Peleggi, apresentou obras de Maddalena Casulana e Lili Boulanger, em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres. A reestreia acontece neste domingo, 24 de maio, às 19h, no YouTube e no Facebook.

 

 

Coro da Osesp
Valentina Peleggi regente

 

Maddalena CASULANA |  Morir non può il mio cuore

Lili BOULANGER | Hymne au Soleil

 

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp

Coro da Osesp

Coral Lírico Paulista

Coro Acadêmico da Osesp

Marin Alsop regente

Camila Titinger soprano

Luisa Francesconi mezzo soprano

Paulo Mandarino tenor

Leonardo Neiva barítono

 

Ludwig van BEETHOVEN | Sinfonia nº 9 em Ré Menor, Op. 125 – Coral

I. Allegro ma non troppo, un poco maestoso

II. Molto vivace

III. Adagio molto e cantabile

IV. Finale


[Transmissão ao vivo realizada no dia 8 de março de 2017.]

 

Confira as notas de programa em https://bit.ly/ssp-digital-notas-2017

 

A Sala São Paulo Digital é uma realização da Fundação Osesp e do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A série Concerto Digital Osesp é patrocinada pelo Itaú Personnalité por meio da Lei de Incentivo Federal da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal.

 
Osesp apresenta: "O Trenzinho do Caipira", de Heitor Villa-Lobos
20/mai/2020

 

Villa-Lobos compôs o ciclo de nove Bachianas Brasileiras nas décadas de 1930 e 1940. Ele mesmo dizia que sua intenção era “universalizar a música de Bach através do folclore”. Muitas delas se tornaram parte incontornável do repertório. Em boa medida, definem o que pode ser a música brasileira de concerto – aos olhos do mundo e de nós mesmos.

 

O “Trenzinho do Caipira”, das Bachianas nº 2, toca num nervo de nossa identidade mais funda. Ao mesmo tempo arcaica (o caipira) e moderna (o trem), nos faz vibrar com a ideia de uma cultura brasileira, calcada na tradição e no conhecimento, mas também na experiência popular.

 

Villa-Lobos, desde sempre, tem sido um mestre-pai-irmão-amigo de todos nós. Sua música faz parte da história da Osesp, jamais deixará de estar presente nos concertos. E não dá para tocar essa música sem lembrar que estamos na antiga Estação Sorocabana, hoje Sala São Paulo, e ao lado da Estação Júlio Prestes. O "Trenzinho” é um verdadeiro emblema sonoro da Orquestra e da Sala.

 

Interpretado pelos músicos da Casa, cada um na sua casa, regidos à distância por Thierry Fischer, ele vai aqui, em especial, para todos os profissionais na linha de frente do combate à Covid-19 e, também, como expressão de solidariedade e conforto, para todos que sofrem a angústia de ter parentes e amigos isolados em tratamento hospitalar, e todos que perderam entes queridos durante a pandemia. Estamos juntos neste momento. É isso, também, o que nos diz a música de Villa-Lobos, ressoando como nunca no coração de cada um de nós.

 

Arthur Nestrovski (Diretor Artístico) e Marcelo Lopes (Diretor Executivo)
Fundação Osesp

 
Sala São Paulo Digital: Osesp apresenta obras de Korngold e Prokofiev | Marin Alsop (regente) e Renaud Capuçon (violino)
14/mai/2020

27 de agosto de 2011. Foi nesse dia que realizamos o nosso primeiro Concerto Digital – era também a primeira vez que uma orquestra brasileira utilizava transmitia ao vivo uma apresentação pela internet. Relembre a apresentação neste domingo, 17 de maio, às 19h. No pódio, Marin Alsop, que havia sido nomeada Regente Titular da Osesp em fevereiro daquele mesmo ano, cargo que ela assumiria em 2012. Como convidado, recebemos o grande violinista Renaud Capuçon, interpretando o Concerto de Korngold. Encerra essa noite histórica a Quinta de Prokofiev, dando início ao projeto de gravação de todas as sinfonias do compositor russo com a Osesp e Marin, para o selo Naxos.


 

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp
Marin Alsop
 regente
Renaud Capuçon violino

 

Erich W. KORNGOLD |  Concerto para Violino em Ré Maior, Op. 35
I. Moderato nobile
II. Romanze
III. Allegro assai vivace

 

Bis do solista: Christoph Willibald GLUCK | Orfeu e Eurídice: Dança dos Espíritos Abençoados (versão para violino solo de Fritz Kreisler)

 

Sergei PROKOFIEV | Sinfonia nº 5 em Si Bemol Maior, Op. 100
I. Andante
II. Allegro marcato
III. Adagio
IV. Allegro giocoso

[Transmissão ao vivo realizada no dia 27 de agosto de 2011.]

 

A Sala São Paulo Digital é uma realização da Fundação Osesp e do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A série Concerto Digital Osesp é patrocinada pelo Itaú Personnalité por meio da Lei de Incentivo Federal da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal.