PRAÇA JÚLIO PRESTES, Nº 16
SEG A SEX – DAS 9h ÀS 18h

#AOVIVO Osesp, sob regência de Wagner Polistchuk, toca Beethoven
06/ago/2020

Hoje, 7 de agosto, a nossa Orquestra volta ao palco da Sala São Paulo para fazer música. Por enquanto, a plateia segue virtual: a transmissão ao vivo começa às 19h no Youtube, Instagram e Facebook.

| PROGRAMA |
WAGNER POLISTCHUK
regente

BEETHOVEN | Abertura Leonora nº 1, Op. 138

BEETHOVEN | Sinfonia nº 7 em Lá Maior, Op. 92
I. Poco sostenuto – Vivace
II. Allegretto
III. Presto – Assai meno presto
IV. Allegro con brio

As apresentações e toda a produção envolvida nessas transmissões seguem as medidas de isolamento social e higiene necessárias à contenção da propagação da Covid-19 e à preservação da saúde e segurança de todos os músicos e demais funcionários da Fundação Osesp. Desde a suspensão das atividades presenciais, em 14 de março, a Fundação Osesp tem mantido e preparado a Sala São Paulo para o retorno do público. Há uma programação de retomada, que vai sendo ajustada conforme a evolução da pandemia e as orientações dos órgãos de saúde. A Fundação está pronta para receber o público na Sala São Paulo, assim que permitido por todas as instâncias governamentais.

Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal.

Música na Cabeça: Lives da Osesp | Música de Orquestra
01/ago/2020

A contrabaixista Ana Valéria Poles integra a Osesp desde 1988. 10 anos depois, foi a vez do violinista Matthew Thorpe se juntar a nós, seguido pelo timpanista/percussionista Ricardo Bologna, que chegou em 1999. Caçula do time, a flautista Cláudia Nascimento chegou em janeiro de 2015. Elas e eles são os convidados da live desta terça-feira, dia 4 de agosto, que acontece aqui no Facebook, no YouTube e também no Instagram.

Em conversa com Marcelo Lopes, Diretor Executivo da Fundação e ex-integrante do naipe de Trompetes da Osesp, Ana Valéria, Cláudia, Matthew e Ricardo falam sobre suas trajetórias, compartilham histórias como membros da nossa Orquestra e de outras experiências no mundo da música clássica.

PRÓXIMAS LIVES
11 de agosto, às 19h: Músico de Coro
Érika Muniz (Soprano), Mariana Valença (Mezzo Soprano), Fábio Vianna Peres (Tenor) Peres e Sabah Teixeira (Baixo) falam sobre o cotidiano de um músico coralista, compartilham histórias vividas como membros do Coro da Osesp e em suas trajetórias. A conversa tem mediação de Jocelyn Maroccolo, Tenor do nosso Coro.

18 de agosto, às 19h: Centro de Documentação Musical
Antonio Carlos Neves Pinto, César Patená e Guilherme Triginelli contam sobre o cotidiano do Centro de Documentação Musical da Fundação Osesp. A conversa tem mediação de Manoel Corrêa do Lago, membro da Academia Brasileira de Música.

#AOVIVO Grupo de Metais e Percussão da Osesp, direto da Sala São Paulo
31/jul/2020

Após quatro meses e meio, voltamos a fazer música ao vivo no palco da Sala São Paulo. O Grupo de Metais e Percussão da Osesp, sob regência de Wagner Polistchuk, dão as boas-vindas nesse retorno gradual à nossa casa. Afinal, enquanto ainda não podemos abrir as portas da Sala para o público, queremos seguir unidos pela música — mesmo que virtualmente.

| PROGRAMA |
Grupo de Metais e Percussão da Osesp
Wagner Polistchuk
regente

Richard STRAUSS | Wiener Philharmoniker Fanfare, Op. 109
Giovanni GABRIELI | Sinfonia Sacra: Canzon Duodecimi Toni
Jan STOECKART | Cake-Walk Phantasy
Robert BEADELL | Introdução e Allegro
Fernando MORAIS | Villalobiana nº 1
Gilberto GAGLIARDI | Cantos Nordestinos

______________

Osesp ao vivo, direto da Sala São Paulo | 1, 7 e 8 de agosto
29/jul/2020

Preparamos uma programação especial para o início de agosto: três transmissões ao vivo, diretamente da Sala São Paulo, sem público na plateia — estaremos no Facebook, no YouTube e no Instagram. Confira a agenda abaixo:

1º/ago, 16h30

METAIS E PERCUSSÃO DA OSESP

WAGNER POLISTCHUK regente

Obras de Richard Strauss, Gabrieli, Stoeckart, Beadell, Fernando Morais e Gagliardi.

(Estamos fazendo alguns ajustes e, em breve, ele voltará ao ar.)

7/ago, 19h

WAGNER POLISTCHUK regente

BEETHOVEN | Abertura Leonora nº 1, Op. 138

BEETHOVEN | Sinfonia nº 7 em Lá Maior, Op. 92

ASSISTA AQUI

8/ago, 16h30

EMMANUELE BALDINI regente

BEETHOVEN | Abertura Coriolano, Op. 62

BEETHOVEN | Sinfonia nº 5 em Dó Menor, Op. 67

ASSISTA AQUI

______________

Work in Progress: Por Dentro da Osesp | Episódio 5
27/jul/2020

Em 2018, a série Work in Progress mergulhou nos bastidores da Osesp enquanto a Orquestra e Marin Alsop preparavam Uma Vida de Herói, poema sinfônico de Richard Strauss. Com produção da Prodigo Films para o canal Arte 1, foram ao todo seis episódios, que você assiste em nossos canais entre 1º de julho e 5 de agosto. Cada um deles será exibido uma única vez, sempre às 19h30 – saindo do ar imediatamente depois.O episódio que você confere nesta quarta, 29 de julho, é especialmente dedicado à família dos Metais e conta com depoimentos dos trombonistas Darrin C. Milling e Wagner Polistchuk, do trompista Luiz Garcia e do trompetista Gilberto Siqueira.

Participam também Xisto Alves Pinto, Gerente da nossa Orquestra; John Neschling, antigo Diretor Musical e Regente Titular da Osesp; Marcelo Lopes, atual Diretor Executivo da Fundação Osesp e ex-trompetista da Orquestra; e Marcos Mendonça, ex-Secretário de Cultura do Estado de São Paulo (1995-2002). No final, um momento de música de câmara com Darrin e a violoncelista Marialbi Trisólio, também membro da Osesp.
_________________
Work in Progress é uma série produzida pela Prodigo Films para o canal Arte 1, aos quais a Fundação Osesp agradece gentilmente pela autorização recebida para exibirmos esse conteúdo. A temporada dedicada à Osesp foi exibida pela primeira vez entre 12 de julho e 16 de agosto de 2018.

Música na Cabeça: Lives da Osesp | As Sonatas para Piano de Beethoven
26/jul/2020

Ludwig van Beethoven compôs 32 Sonatas para Piano — a primeira em 1783, a última em 1823. "Apassionata", "Ao Luar", "Hammerklavier", "Waldstein" e "Patética" estão entre as favoritas do gênio de Bonn, e aniversariante de 2020. Seguindo as celebrações dos 250 anos de Beethoven, as Sonatas são os assuntos da conversa do pianista e professor Arnaldo Cohen com o historiador e também professor Leandro Karnal, membro do Conselho Consultivo da Fundação Osesp. É nesta terça, 28 de julho, às 19h. Estaremos ao vivo no Instagram, Facebook e Youtube.

PRÓXIMAS LIVES
4 de agosto, às 19h | Vida de Músico — Orquestra

Ana Valéria Poles (Contrabaixo), Cláudia Nascimento (Flauta), Matthew Thorpe (Violino) e Ricardo Bologna (Percussão/Tímpanos) falam sobre suas trajetórias, histórias como membros da Osesp e experiências no mundo da música clássica. A conversa é mediada por Marcelo Lopes, Diretor Executivo da Fundação Osesp e antigo trompetista da nossa Orquestra.

11 de agosto, às 19h: Vida de Músico — Coro

18 de agosto, às 19h: Centro de Documentação Musical

Novos membros do Conselho Administrativo da Fundação Osesp
22/jul/2020

Nesta quarta-feira, 22 de julho, em uma reunião extraordinária realizada pela plataforma Zoom e com participação do Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, tomaram posse sete novos integrantes do Conselho Administrativo da Fundação Osesp: Ana Carla Abrão Costa; Célia Kochen Parnes; Jayme Garfinkel; Mário Engler Pinto Junior; Persio Arida; Sérgio Gusmão Suchodolski; e Tatyana Vasconcelos Araújo de Freitas. (Veja aqui o quadro completo de conselheiros da Fundação Osesp.)

Os membros recém-empossados serão de grande importância para a discussão de novas iniciativas que contribuam para o desenvolvimento das atividades da Fundação Osesp, seja pela variedade de sua formação, pela experiência que acumulam em setores públicos e privados, pela facilidade para viabilizar a captação de novos recursos, e, sobretudo, por compartilhar o amor à música, mote principal da existência da Osesp.

Ana Carla Abrão Costa – Economista, Head na empresa Oliver Wyman.

Célia Kochen Parnes – Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, atuou por mais de 30 anos na Unibes, como presidente do Conselho.

Jayme Garfinkel – Ex-Presidente do Conselho da Porto Seguro S.A., trabalha atualmente na administração da Dana Cosméticos, Fazenda Periquitos, Associação Crescer Sempre (trabalho educacional em Paraisópolis) e Instituto Ação pela Paz (visando a redução da reincidência criminal).

Mário Engler Pinto Junior – Professor e Coordenador do Mestrado Profissional da FGV Direito de São Paulo, ex-Procurador do Estado de São Paulo.

Persio Arida – Economista, formulador do Plano Real, ex-Presidente do BNDES, ex-Presidente do Banco Central e Doutor em Economia pelo MIT.

Sérgio Gusmão Suchodolski – Presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e 1º Vice-Presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE).

Tatyana Vasconcelos Araújo de Freitas – Sócia-Consultora na Russel Reynolds Associates; pianista e membro do Conselho Consultivo da Osesp desde 2004.

Work in Progress: Por Dentro da Osesp | Episódio 4
20/jul/2020

O episódio que você confere nesta quarta, 12 de julho, é especialmente dedicado à percussão e ao Coro da Osesp. Os protagonistas são: Elizabeth Del Grande, nossa Solista de Tímpanos, a soprano Érika Muniz e o tenor Rúben Araújo. Participam também nossa Regente de Honra, Marin Alsop, Valentina Peleggi, Titular do Coro na época em que a série foi gravada, e o arquiteto e urbanista Ciro Pirondi.

Próximos episódios:

29 de julho – Episódio 5: Metais

5 de agosto – Episódio 6: Uma Vida de Herói

Música na Cabeça: Lives da Osesp | Os últimos Quartetos de Beethoven
20/jul/2020

No final de sua vida, já profundamente surdo e com uma personalidade ainda mais difícil, Beethoven colocou todo seu coração e mente para compor obras sem precedentes — e ainda hoje sem equivalentes no mundo da música. Nesse sentido, os seis últimos Quartetos de Cordas são exemplares. Na live desta terça-feira, 21 de julho, eles são os assuntos da conversa dos violinistas Emmanuele Baldini (spalla da Osesp) e Luíz Fílïp Coelho (membro da Filarmônica de Berlim). Afinal, por que eles são uma espécie de monte Evereste do repertório camerístico?

Próxima live: 28 de julho, 19h
Arnaldo Cohen (pianista e professor da Universidade de Indiana/ EUA), em conversa com Leandro Karnal (membro do Conselho Consultivo da Fundação Osesp), fala sobre as Sonatas de Beethoven para o piano.

Work in Progress: Por Dentro da Osesp | Episódio 3
12/jul/2020

O episódio que você confere nesta quarta, 15 de julho, é especialmente dedicado às madeiras e tem como protagonistas Joel Gisiger (Oboé Solista) e Francisco Formiga (Fagote). Temos ainda nosso chefe da equipe de Montagem, Rodrigo Batista. Colaboram também Reinaldo Renzo, fisioterapeuta e professor da Técnica Alexander; José Augusto Nepomuceno, consultor de acústica do projeto de restauro da Sala São Paulo; e John Neschiling, Diretor Artístico e Regente Titular da Osesp entre 1997 e 2008. Nos minutos finais, os fagotistas Arion Liñarez, Francisco Formiga e Romeu Rabelo tocam em um "palco" inusitado.

Próximos episódios:

22 de julho – Episódio 4: Percussão