Temporada 2021

05/out/2021

Mundo mundo vasto mundo,
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
Mais vasto é meu coração.

Carlos Drummond de Andrade
Excerto do “Poema de Sete Faces”, em: Alguma Poesia (1930)

_____________

Conheça a nossa Temporada 2022: https://bit.ly/temporada-osesp-2022. Para o próximo ano, criamos um "Vasto Mundo" habitado por 109 concertos em nossas séries de assinatura, entre sinfônicos, corais e de câmara — do Quarteto Osesp e recitais com convidados. São mais de 50 artistas convidados e quase 200 obras, que vão do Barroco ao contemporâneo, com um encontro profundo com os "Clássicos Modernistas", principal ciclo de 2022. Além disso, há também programas especiais, apresentações gratuitas e a preço popular.

Amanhã, 6 de outubro, às 19h, Arthur Nestrovski e Marcelo Lopes, respectivamente diretores Artístico e Executivo da Fundação Osesp, estarão ao vivo no YouTube comentando a Temporada. A noite terá também dois momentos musicais, com o Quinteto de Cordas da Academia de Música (Villa-Lobos) e com o Quarteto Osesp (Saint-Saëns). Esperamos por você:

Recital de Lise de la Salle cancelado (2 de outubro)
02/out/2021

Lamentamos informar que, por razões de saúde, o recital da pianista Lise de La Salle que aconteceria hoje, 2 de outubro, às 17h, foi cancelado. Todos aqueles que adquiriram ingressos poderão:

- Ficar com o crédito para ser utilizado em novas compras;
- Solicitar o reembolso.

Todas as transações com ingressos para a Osesp são operadas pela INTI, empresa prestadora de serviços de bilheteria. Você deverá enviar um e-mail com a opção escolhida (crédito ou reembolso) para suporte@byinti.com ou ajuda@byinti.com, ou, se preferir, entrar em contato pelo telefone (11) 3777-9721, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

O Serviço de Assinaturas e Bilheteria da Osesp também está à disposição para sanar quaisquer dúvidas que você possa ter e também para auxiliá-lo(a) em qualquer dificuldade relacionada ao procedimento mencionado acima.

Contamos com sua compreensão e seguimos sempre à disposição.

Fundação Osesp

Ederson Fernandes é Osesp. Seja você também!
30/set/2021

“A música de fato mudou minha vida. Meu foco sempre foi tocar na Osesp, e hoje eu sinto muito orgulho de fazer parte dessa Orquestra. Agora tenho a noção de que eu faço o papel inverso: eu ajudo a inspirar os jovens músicos a buscarem esse sonho.”
Ederson Fernandes | Violista da Orquestra, ex-aluno da Academia de Música, projeto apoiado pelos Associados do Programa Sou Osesp.

A sua contribuição nos ajuda a inspirar pessoas e a transformar realidades através da música. Doe e seja você também Osesp: http://osesp.art.br/apoie

Mudanças na programação sinfônica de outubro
27/set/2021

Nosso Diretor Musical e Regente Titular, Thierry Fischer, após uma hospitalização em agosto para um tratamento de saúde não relacionado à Covid-19, permanece focado em sua recuperação. Por aconselhamento médico, está impedido de viajar para reger a Osesp nos concertos previstos para o mês de outubro. O maestro espera recobrar sua saúde logo e está ansioso para retornar a São Paulo no final de novembro. Ele segue em contato frequente conosco e está acompanhando as atividades da Orquestra de sua casa, em Genebra.

No programa de 7 a 9 de outubro, Thierry será substituído pelo alemão Marc Albrecht. Um dos expoentes de sua geração, foi pupilo de Claudio Abbado e é especialmente reconhecido por suas interpretações de obras austro-germânicas do Romantismo Tardio, caso do Don Juan de Richard Strauss, que integra o programa junto à Sinfonia em Ré de César Franck.

De 14 a 23 de outubro, ao longo de duas semanas, a Osesp se reencontra com um antigo e admirado colaborador, o estoniano Arvo Volmer. Nas três primeiras apresentações ele rege Jogo de Cartas, de Stravinsky, e a Abertura-Fantasia de Romeu e Julieta, de Tchaikovsky. Nas três últimas, Volmer ocupa o pódio na Sexta Sinfonia de Shostakovich e, com Isabelle Faust como solista, dirige a Osesp no Concerto para Violino de Britten.

Concerto Digital: Osesp, Karabtchevsky (regente) e Meneses (violoncelo) | Villa-Lobos e Tchaikovsky
20/set/2021

ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO — OSESP
ISAAC KARABTCHEVSKY
ANTONIO MENESES violoncelo

HEITOR VILLA-LOBOS [1887-1959]
Concerto nº 2 para Violoncelo e Orquestra [1953]
1. Allegro non troppo
2. Molto andante cantabile
3. Scherzo: vivace. Cadência
4. Allegro energico
19 MIN

PYOTR ILYICH TCHAIKOVSKY [1840-93]
Sinfonia nº 4 em Fá Menor, Op.36 [1877-78]
1. Andante sostenuto. Moderato con anima
2. Andantino in modo di canzona
3. Scherzo: pizzicatto ostinato
4. Finale: allegro con fuoco
44 MIN
____________
Este Concerto Digital conta com o patrocínio da PwC por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Secretaria Especial da Cultura — Ministério do Turismo — Governo Federal.

Música na Cabeça: Lives da Osesp | A obra de Villa-Lobos para o Violoncelo, com Antonio Meneses e Isaac Karabtchevsky
20/set/2021

Nesta quarta-feira, 22 de setembro, junte-se (virtualmente) ao maestro Isaac Karabtchevsky e ao violoncelista Antonio Meneses para uma conversa sobre a obra de Heitor Villa-Lobos para o violoncelo. A medição do "Música na Cabeça: Lives da Osesp" é do Diretor Artístico Arthur Nestrovski. Esperamos por você às 20h no YouTube ou no Facebook.

Com direção de Karabtchevsky, a Orquestra gravou a integral das Sinfonias de Villa-Lobos para o selo Naxos — também fez parte dessa empreitada a revisão de todas as partituras por nosso Centro de Documentação Musical, colocando no radar um conjunto musical praticamente esquecido. Com Meneses como solista, damos início nesta semana à gravação do ciclo de obras concertantes do maior compositor brasileiro para o violoncelo (também com o maestro brasileiro no pódio). O álbum será igualmente lançado pela Naxos, agora no âmbito do projeto Brasil em Concerto, uma parceria do Ministério das Relações Exteriores/Itamaraty com três orquestras brasileiras — além da Osesp, fazem parte as filarmônica de Goiás e Minas Gerais — e a Academia Brasileira de Música.

Esta live integra a programação da Agenda Tarsila, braço do projeto Modernismo Hoje, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A Agenda, que celebra o legado da Semana de Arte Moderna de 1922, reúne iniciativas de diversos equipamentos do estado.
___________

Concerto Digital: Osesp e Neil Thomson (regente) | Obras de Beethoven, Rodrigo Morte e Elgar
14/set/2021

- XIV. (E.D.U.) Finale
32 MIN
____________
Este Concerto Digital conta com o patrocínio da BB Seguros por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Secretaria Especial da Cultura — Ministério do Turismo — Governo Federal.

Concerto Digital: Coro da Osesp e William Coelho (regente) | Obras de Poulenc, L. Boulanger e Elgar
11/set/2021

CORO DA OSESP
WILLIAM COELHO

FRANCIS POULENC [1899 - 1963]

Oito Canções Francesas [1945-46]
- Margoton va t’a l’iau

- La Belle se sied au pied de la tour

- Pilons l’orge
- Clic, clac, dansez sabots
- C’est la petit’ fill’ du prince
- La Belle si nous étions

- Ah! mon beau laboureur
- Les tisserands
20 MIN

LILI BOULANGER [1893 - 1918]
Renouveau [1911]
[SOBRE TEXTO DE ARMAND SILVESTRE [1837-1901]

7 MIN

EDWARD ELGAR [1857 - 1934]
From the Bavarian Highlands, Op.27 [1895]
[TEXTO DE CAROLINE ALICE ELGAR, NÉE ROBERTS]
- The Dance
- False Love

- Lullaby
- Aspiration
- On the Alm
- The Marksmen
26 MIN
__________________________________

Esta transmissão ao vivo conta com o patrocínio máster da AB Concessões, patrocínio da Enel e apoio da Bauducco. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Secretaria Especial da Cultura — Ministério do Turismo — Governo Federal.

Concerto Digital: Osesp, Neil Thomson (regente) e Fábio Zanon (violão) | Obras de Beethoven, Mignone e Nielsen
08/set/2021

4. Allegro sanguineo
32 MIN
_______
Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Música na Cabeça: Lives da Osesp | Mignone e o Modernismo, com Fábio Zanon e Arthur Nestrovski
04/set/2021

Na noite do dia 7 de setembro, terça-feira, recebemos o violonista e regente Fábio Zanon para uma conversa com Arthur Nestrovski, Diretor Artístico da Fundação Osesp, sobre Francisco Mignone e o Modernismo na Música Brasileira. Zanon estará com a Osesp nesta semana interpretando o Concerto para Violão de Mignone, compositor, pianista, regente, professor e flautista que viveu entre 1897 e 1986.

PRÓXIMA LIVE
22 de setembro, às 20h: A obra para violoncelo e orquestra de Villa-Lobos, por Isaac Karabtchevsky (regente) e Antonio Meneses (violoncelo), com mediação de Arthur Nestrovski.

_______

Esta live faz parte da programação da Agenda Tarsila, braço do projeto Modernismo Hoje, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A Agenda, que celebra o legado da Semana de Arte Moderna de 1922, reúne iniciativas de diversos equipamentos do estado. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Secretaria Especial da Cultura — Ministério do Turismo — Governo Federal.

Vem nos assistir na Sala São Paulo? Não se esqueça de trazer seu comprovante de vacinação. Ele é obrigatório!*

Apresente:

• Comprovante original em papel;
  • Comprovante digital, disponível nas plataformas e-SaúdeSP, ConectSUS e Poupatempo. O cadastro é simples e fará com que você tenha o comprovante sempre com você.

* Decreto Nº 60.488, publicado em 27 de agosto de 2021