PRAÇA JÚLIO PRESTES, Nº 16
SEG A SEX – DAS 9h ÀS 18h

Sala São Paulo Digital: Concerto Digital Osesp Personnalité | Todos Juntos
04/abr/2020

Neste momento em que não podemos estar fisicamente reunidos na Sala São Paulo, que sigamos todos virtualmente juntos. Hoje relembramos do dia em que "Freude" se transformou em "Alegria" e a Sinfonia nº 9 de Beethoven foi reimaginada para o nosso tempo, cultura e língua. O concerto que encerrou a Temporada 2019, sob regência de Marin Alsop, foi também o pontapé inicial do projeto "Todos Juntos – Uma Ode Global à Alegria", idealizado pelo Carnegie Hall e por Marin. Leia mais sobre o projeto e confira a letra completa em bit.ly/todos-juntos-livreto.

A Sala São Paulo Digital é uma realização da Fundação Osesp e do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A série Concerto Digital Osesp é patrocinada pelo Itaú Personnalité por meio da Lei de Incentivo Federal da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal.

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp
Coro da Osesp
Coro Acadêmico da Osesp
Coral Jovem do Estado de São Paulo
Marin Alsop
 regente
Camila Titinger soprano
Luisa Francesconi mezzo soprano
Paulo Mandarino tenor
Paulo Szot barítono

ANÔNIMO | Navio Negreiro (Canto de Capoeira)
Ludwig van BEETHOVEN | Sinfonia nº 9 em Ré Menor - Coral: 1º Movimento
Clarice ASSAD | Transição
Paulo Costa LIMA | Cabinda: Nós Somos Pretos: Ô Zaziê
Ludwig van BEETHOVEN | Sinfonia nº 9 em Ré Menor - Coral: 2º Movimento
Clarice ASSAD | Transição: Alegria, Alegria (Caetano Veloso)
Ludwig van BEETHOVEN | Sinfonia nº 9 em Ré Menor - Coral: 3º e 4º Movimentos

[Transmissão ao vivo realizada no dia 12 de dezembro de 2019]

Mensagens dos nossos diretores, Arthur Nestrovski e Marcelo Lopes
03/abr/2020

Caro(a) amigo(a),

Esperamos que se encontre bem. Completamos agora a terceira semana da paralisação das nossas atividades, seguindo orientações das autoridades públicas de saúde. Aqui na Fundação Osesp estamos em trabalho remoto, e as rotinas continuam com o mesmo ritmo anterior. Nossa Sala São Paulo tem passado por revisões de sistemas e algumas intervenções de manutenção. Tudo para garantir que, na volta, tenhamos um ambiente confortável e seguro para você. O mais importante é que nossos músicos e demais funcionários estão todos em segurança e não temos notícias de ocorrências relevantes.

Estamos trabalhando agora na preparação do retorno às atividades em horizontes que variam entre 90 e 120 dias. Como prometido em nosso comunicado anterior, avançamos muito na reestruturação da Temporada Osesp, de forma que já temos novas datas definidas para todos os concertos. É importante ressaltar que, nesse cenário, as atividades de 2020 se estenderão aos meses de janeiro e fevereiro de 2021. A Temporada ajustada será publicada no site assim que tivermos permissão das autoridades para retomarmos os concertos. Pedimos que aguarde, manteremos contato.

Nossos bancos de dados e sistemas estão sendo atualizados, e, em breve, poderemos enviar comunicados individuais e específicos sobre cada série e/ou apresentação. Os seus cartões de assinatura e/ou ingressos avulsos não precisarão ser alterados ou trocados, pois serão automaticamente válidos para as novas datas.

No vídeo abaixo, nosso Diretor Artístico, Arthur Nestrovski, explica o trabalho de revisão da Temporada. Você vai gostar de assisti-lo. Confira a programação da Sala São Paulo Digital (http://salasaopaulo.art.br/digital), assim poderemos seguir próximos, ainda que em casa.

Cordialmente,

Marcelo Lopes
Diretor Executivo da Fundação Osesp

Lamentamos a morte de Naomi Munakata
26/mar/2020

Com pesar, a Fundação Osesp recebe a notícia que Naomi Munakata, Regente Honorária do Coro da Osesp desde 2014 e que foi titular do grupo de 1995 a 2013, faleceu hoje por complicações em decorrência da Covid-19. Seremos eternamente gratos pela contribuição inestimável dada por Naomi à música coral brasileira e, especialmente, à nossa instituição. Que o tempo conforte os corações de todos nós, demais amigos e familiares.

Atendimento Fundação Osesp
20/mar/2020

Atividades suspensas a partir do dia 14 de março
13/mar/2020

A Fundação Osesp informa que, por orientação do Governo do Estado de São Paulo, no intuito de preservar a integridade de seus públicos, as atividades previstas a partir de 14 de março estão suspensas devido às medidas de prevenção à propagação de Covid-19.

Estão suspensos momentaneamente os concertos da Temporada Osesp 2020, da série Matinais e dos Encontros Históricos na Sala São Paulo com a Jazz Sinfônica Brasil. Também ficam suspensas as Visitas Monitoradas à Sala São Paulo, o curso de formação de professores do programa Descubra a Orquestra, a Masterclass com o pianista Paul Lewis e a turnê da Orquestra pelo interior paulista.

A venda e distribuição de ingressos estão interrompidas. Aqueles que adquiriram ingresso avulso e/ou em pacote de assinatura receberão uma mensagem no endereço de e-mail cadastrado, informando nova data para os concertos, quando possível, ou os procedimentos para ressarcimento. As solicitações para reembolso devem ser feitas diretamente para a INTI, através do e-mail: suporte@byinti.com.

Concerto Digital | Abertura da Temporada 2020
04/mar/2020

Assista à abertura da nossa Temporada 2020. Orquestra, coros e solistas – regidos por Thierry Fischer – interpretam a Missa Solemnis em Ré, de Ludwig van Beethoven. A noite de hoje marca o início das celebrações dos 250 anos do gênio de Bonn e a estreia de Thierry como Diretor Musical e Regente Titular da Osesp. Viva, Beethoven! Seja bem-vindo, maestro!

O concerto estará disponível em nossas plataformas até o dia 5 de maio.

| PROGRAMA |
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp
Coro da Osesp

Coro Acadêmico da Osesp
Thierry Fischer regente
Susanne Bernhard soprano
Kismara Pezzati mezzo soprano
Atalla Ayan tenor
Michael Nagy barítono

Ludwig van BEETHOVEN [Bonn, Alemanha, 1770 – Viena, Áustria, 1827]
Missa Solemnis em Ré Maior, Op. 123 [1819-23]
I. Kyrie
II. Gloria
III. Credo
IV. Sanctus
V. Benedictus
VI. Agnus Dei

(1h20)

O Concerto Digital Osesp conta com o patrocínio do Itaú Personnalité e apoio do Sesc São Paulo e do canal Arte 1. Realização Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal.

Feliz 250, Beethoven! Bem-vindo, Thierry!
27/fev/2020

“De corações – ainda uma vez! – aos corações”, escreveu Ludwig van Beethoven no manuscrito do Kyrie que abre sua Missa Solemnis em Ré Maior (1823). A obra cumprirá sua vocação mais uma vez nos concertos dos dias 5, 6 e 7 de março, dando início à Temporada 2020 e também às celebrações dos 250 anos do gênio de Bonn. As apresentações marcam ainda a chegada de Thierry Fischer como o novo Diretor Musical e Regente Titular da Osesp. O maestro divide o palco com a nossa Orquestra, Coro da Osesp, Coro Acadêmico da Osesp e os solistas Susanne Bernhard (soprano), Kismara Pezzati (mezzo soprano), Atalla Ayan (tenor), Michael Nagy (barítono).

A Missa Solemnis é tida, por consenso, como uma das maiores — para alguns, a maior — de todas as obras de Beethoven. Combinando harmonias arrojadas com uma recriação muito própria da polifonia antiga, a Missa é um exemplo consumado da fase tardia do compositor. Seu impacto afetivo soa único, também. Sem falar na dimensão humanista e filosófica: ali, “o Homem, não Deus, está no centro da obra”, como escreveu Jorge de Almeida em seu ensaio para a Revista Osesp 2020.

Para aqueles e aquelas que não poderão estar na Sala São Paulo conosco, o primeiro dia de concerto, 5 de março (quinta-feira), será transmitido ao vivo pela internet, a partir das 20h15, por meio das plataformas digitais da Osesp – Facebook e YouTube – e também no canal Arte 1.

Thierry Fischer

“É uma honra e um privilégio ser parte da vida criativa e inovadora dessa Orquestra, reconhecida internacionalmente como a ‘número 1’ da América Latina”, disse Thierry Fischer. Ao longo de 2020, Thierry estará à frente da Osesp em oito semanas, regendo, dentre outras obras, as sinfonias de nos. 1 a 8 de Beethoven. “O trabalho que faremos com Beethoven colocará nossa visão comum de excelência no mesmo plano, o que nos permitirá tocar melhor Bruckner, Stravinsky, Shostakovich, Strauss, Tchaikovsky, Mozart, Schubert... Estou determinado a fazer isso”, afirmou em entrevista para a Revista Osesp.

Thierry é também Diretor Musical da Orquestra Sinfônica de Utah desde 2009 (em 2022, ele se tornará Diretor Musical Emérito). É Regente Convidado Principal da Filarmônica de Seoul desde 2017 (com contrato estendido até o final de 2020).

Selo Digital Osesp | Todos Juntos – Uma Ode Global à Alegria
25/fev/2020

A Nona Sinfonia de Beethoven reimaginada para o nosso tempo – e cantada em português – está no mais novo lançamento do Selo Digital Osesp. A apresentação, a últiuma da Temporada 2019, marcou a despedida de Marin Alsop como Regente Titular e Diretora Musical (a partir deste ano, Marin torna-se Regente de Honra). Foi ainda com esse programa que demos início às celebrações dos 250 anos de Ludwig van Beethoven, que será comemorado amplamente ao longo de todo o ano de 2020.

Faça o download do álbum ou escute-o online AQUI.

Turnê Beethoven Paulista
02/fev/2020

Antes de começarmos oficialmente a Temporada 2020 na Sala São Paulo, nossa Orquestra pega a estrada rumo ao interior do estado em clima de celebração: os programas são dedicados ao aniversário de 250 anos de Beethoven. Os concertos – todos eles gratuitos – acontecem em dois blocos de apresentações simultâneas, sempre às 20h. A Osesp, dividida em dois grupos – regidos por Wagner Polistchuk e Emmanuele Baldini –, irá a São José dos Campos, Campinas, Jacareí, São Bernardo do Campo, Salto e Santos, entre os dias 18, 19 e 20 de fevereiro. Dentre as obras interpretadas, teremos as adoradas Quinta e Sétima Sinfonias de Beethoven.

EM SÃO PAULO
Antes de pegarmos a estrada, teremos duas apresentações também com entrada franca na Sala São Paulo, nos dias 14 e 15 de fevereiro. Os ingressos começam a ser distribuídos no dia 3 de fevereiro, às 10h.

PROGRAMAÇÃO

14/fev, sexta, 19h30 – Sala São Paulo
18/fev, terça, 20h – São José dos Campos (Teatro Municipal)
19/fev, quarta, 20h – Jacareí (Sala Ariano Suassuna)
20/fev, quinta, 20h – Salto (Sala Palma de Ouro)

Emmanuele Baldini regente e violino
BEETHOVEN Abertura Coriolano, Op. 62
BEETHOVEN Romance nº 1 em Sol Maior, Op. 40
BEETHOVEN Sinfonia nº 5 em Dó Menor, Op. 67

15/fev, sábado, 16h30 – Sala São Paulo

18/fev, terça, 20h – Campinas (Teatro Municipal Castro Mendes)
19/fev, quarta, 20h – São Bernardo do Campo (Teatro Municipal Lauro Gomes)
20/fev, quinta, 20h – Santos (Teatro Municipal Brás Cubas)

Wagner Polistchuk regente
Davi Graton violino
BEETHOVEN Abertura Leonora nº 1, Op. 138
BEETHOVEN Romance nº 2 em Fá Maior, Op. 50
BEETHOVEN Sinfonia nº 7 em Lá Maior, Op. 92

Inscrições para a Academia de Música da Osesp
22/jan/2020

Os formulários de inscrições para Academia de Música da Osesp já estão disponíveis em nosso site. Nas classes de Instrumento, Regência e Canto Coral, os alunos recebem aulas de educação teórica, instrumental e artística e são acompanhados de perto por músicos da Osesp, tendo a possibilidade de participar do dia a dia de um grupo profissional.

Acesse as fichas e editais nas seguintes páginas:

Classe de Canto Coral

Classes de Instrumento