PRAÇA JÚLIO PRESTES, Nº 16
01218 020 | SÃO PAULO - SP
+55 11 3367 9500
SEG A SEX – DAS 9h ÀS 18h
NOTÍCIAS






 
Concerto Digital | Osesp e Giancarlo Guerrero (regente)
28/jul/2021

 

| PROGRAMA |
ENCERRAMENTO DO 51º FESTIVAL  DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO


Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp
Giancarlo Guerrero
regente

 

Roberto SIERRA [1953]
Fandangos [2000]
12 MIN

 

Antonio ESTÉVEZ [1916-1988]
Mediodía en el Llano [1942]
8 MIN

 

Astor PIAZZOLLA [1921-1992]
Sinfonia Buenos Aires [1951]
1. Moderato. Allegretto
2. Lento, con anima
3. Presto marcato
26 MIN
_______
O 51º Festival de Verão e Inverno de Campos do Jordão é um programa do Governo do Estado de São Paulo, realizado por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e pela Fundação Osesp. Esta edição conta com o patrocínio da Rede, Sabesp, XP e Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio da Fritz Dobbert e da Unigel e promoção da Folha de S.Paulo, Band News TV e 29 Horas.

 

 
Concerto Digital | Osesp e Emmanuele Baldini (regente e solista)
23/jul/2021

 

| PROGRAMA |
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp
Emmanuele Baldini
regente e violino

 

Antonio VIVALDI [1678-1741]
As Quatro Estações, Op.8 [rne]
– Primavera
– Verão
– Outono
– Inverno
37 MIN

 

Astor PIAZZOLLA [1921-1992]
As Quatro Estações Portenhas [1965-70] [Arranjo de Leonid Desyatnikov]
– Primavera Portenha (1970)
– Verão Portenho (1965)
– Outono Portenho (1970)
– Inverno Portenho (1969)
26 MIN
_______
Este concerto faz parte do 51º Festival de Verão e Inverno de Campos do Jordão, um programa do Governo do Estado de São Paulo, realizado por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e pela Fundação Osesp. Esta edição conta com o patrocínio da Rede, Sabesp, XP e Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio da Fritz Dobbert e da Unigel e promoção da Folha de S.Paulo, Band News TV e 29 Horas.

 
Descubra a Orquestra | Módulo Virtual
15/jul/2021
Há quase 20 anos o Descubra a Orquestra se dedica à iniciação musical de alunos e professores de escolas públicas, particulares e de instituições beneficentes.Em um processo acelerado pela pandemia, ano passado o projeto teve uma pequena pausa em suas atividades e foi repensado. Depois de meses de estudos e treinamentos, no primeiro semestre de 2021 voltamos a oferecê-lo de forma 100% on-line. Com a ajuda da tecnologia, o programa teve um crescimento exponencial: foram 945 vagas disponibilizadas, mais do que o dobro da edição anterior. As aulas das nove turmas aconteceram através da plataforma Osesp Educação, desenvolvida exclusivamente para nossos projetos educacionais.
 
É claro que essa adaptação para o ambiente digital trouxe novos entravesdesafios, como problemas de conexão e de acústica, mas nos próprios encontros os participantes discutiram formas para contorná-los. A professora Isabel Bertevelli, que dá aulas para três classes, conta: “Eu lancei o ‘delay’ [da conexão] como um desafio. Como fazer uma prática criativa online contando a questão do ‘delay’, seja incorporando esta questão na produção ou simplesmente não cantando todo mundo, não fazendo um cânone? Driblar o distanciamento e fazer música com a habilidade de cada um.”
 
Mariana Junqueira, aluna de Isabel e professora de Artes da rede estadual, conta que foi através do programa que pôde melhorar a sua desenvoltura com a música em sala de aula. “No início eu achei que seria uma coisa mais teórica, mas não, as atividades propostas foram bem dinâmicas”.
 
No Concerto Didático deste ano – momento em que docentes e alunos têm contato mais direto com os instrumentos e com a música sinfônica –, as cadeiras da Sala São Paulo foram substituídas pelas de casa. Os inscritos assistiram à gravação de Pedro e o Lobo, de Prokofiev, da Orquestra do Theatro São Pedro, e puderam multiplicar este conteúdo nas escolas em que atuam.
 
Apesar das adversidades e através de alternativas pensadas em conjunto, o projeto manteve firme o seu propósito de democratizar o contato com a música. Isabel conta: “A gente via a Sala São Paulo lotada de crianças, o brilho dos professores e dos alunos se encantando com cada instrumento que apareceria no palco [...]. Então nosso desafio foi levar toda essa grandiosidade, o brilho que é uma orquestra e uma sala de concertos para a tela do computador, a tela do celular. Apesar dessas perdas, a nossa aproximação com os participantes foi muito maior. Como nós perdemos este lado presencial a nossa colaboração, participação, a troca de ideias e de materiais foram muito maiores”. 
 
O programa Descubra a Orquestra na Sala São Paulo conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio da Zurich no Brasil, do Grupo Ultra e MRS Logística, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Secretaria Especial da Cultura — Ministério do Turismo — Governo Federal.]
 
 
Inscrições abertas para a Academia de Música
13/jul/2021

Estão abertas as inscrições para as classes de Instrumento e Canto da Academia de Música da Osesp. Ambas as formações foram reconhecidas como Curso Técnico pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A partir de agora, os alunos que concluírem seus estudos na Academia receberão o Diploma Técnico Profissionalizante de Nível Médio, válido em todo o território nacional.

 

Classe de Instrumento
Inscrições: 22 a 26 de julho
Confira o edital e saiba como se inscrever: https://bit.ly/classe-instrumento-selecao


Classe de Canto

Inscrições: 19 a 26 de julho
Confira o edital e saiba como se inscrever: https://bit.ly/classe-canto-selecao


As aulas da Classe de Canto começam no dia 9 de agosto e as da Classe de Instrumento, em 16 do mesmo mês. São ao todo 16 vagas na primeira, para Soprano, Contralto, Tenor e Baixo; e 14 vagas na segunda, para Fagote, Flauta, Harpa, Oboé, Piano, Trompa, Trompete, Tuba, Violino e Violoncelo. Todos alunos aprovados receberão bolsas de estudo.

__________
A Academia de Música da Osesp conta com o patrocínio máster da Deloitte, patrocínio do Banco BV e do Instituto Cultural Vale, copatrocínio do GPA, apoio da Clariant, Verde Asset, BASF e Iochpe Maxion, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e ProAC. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Secretaria Especial da Cultura — Ministério do Turismo — Governo Federal.

 
Garanta seu lugar antecipado para o 2º semestre
11/jul/2021

 

TEMPORADA OSESP 2021 | 2º SEMESTRE

Confira a programação completa aqui.

____________________________________________________________

 

INFORMAMOS QUE OS CONCERTOS DO SEGUNDO SEMESTRE DA TEMPORADA OSESP SERÃO VENDIDOS SOMENTE EM INGRESSOS AVULSOS COM LUGAR A ESCOLHER POR ORDEM DE CHEGADA, EM DUAS MODALIDADES:

- Pelo telefone (11) 4003-2350, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h;
- Pelo site osesp.byinti.com.

 

Após a finalização de compra, seja via telefone ou internet, os ingressos adquiridos serão enviados via e-ticket para o seu e-mail de cadastro.

 

Período preferencial de compra para antigos Assinantes Osesp
Como Assinante Osesp da Temporada 2020, você terá um período de preferência de compra, de 12 a 22 de julho, para adquirir seus concertos sem taxa de conveniência. A partir de 23 de julho, a venda será aberta para o público geral, e essa taxa será cobrada de todos.

 

Caso você possua créditos

Aproveite para utilizar o crédito de concertos da Temporada 2020 para adquirir os seus lugares nas apresentações até dezembro. As informaçoes sobre como usar o seu crédito já foram enviadas por e-mail. Em caso de dúvida, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail assinatura@osesp.art.br.

 

Após a compra, caso ainda houver valor residual de crédito, ele poderá ser utilizado até 31 de dezembro de 2021.

 

 
Osesp em: Cinema e Games
06/jul/2021

Deixe o controle da TV ou do videogame de lado e assista à transmissão ao vivo do nosso concerto dedicado a trilhas sonoras de filmes e games que adoramos! 9 de julho, sexta-feira, às 20h, direto do palco da Sala São Paulo.

 

 

| PROGRAMA |

ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO – OSESP
WAGNER POLISTCHUK
regente
DAVI GRATON violino

OLGA KOPYLOVA piano
ÉRIKA MUNIZ soprano
MARINA PERSON apresentação

MARCELO  LOPES direção geral

 

CHARLES CHAPLIN [1889 - 1977]
Tempos Modernos: Smile [1936]
3 MIN

 

BERNARD HERRMANN [1911 - 1975]
Psicose: Suíte [1960]
5 MIN

 

BERNARD HERRMANN [1911 - 1975]
Um Corpo que cai: Cena de Amor [1958]
5 MIN

 

NINO ROTA [1911 - 1979]
O Poderoso Chefão: Tema de Amor [1972]
3 MIN

 

NINO ROTA [1911 - 1979]
Amarcord [1988] [ORQUESTRAÇÃO DE STELVIO CIPRIANI]
2 MIN

 

ENNIO MORRICONE [1928 - 2020]
Cinema Paradiso: Tema e Tema de Amor [1988]
4 MIN

JOHN WILLIAMS [n. 1932]
E.T.: Tema Principal [1977]
5 MIN

 

JOHN WILLIAMS [n. 1932]
A Lista de Schindler: Tema [1993]
3 MIN

 

HANS ZIMMER [n. 1957]
O Gladiador: Suíte [2000]
5 MIN

HANS ZIMMER [n. 1957]
Call of Duty - Modern Warfare 2: Tema [2009]
3 MIN

 

GARRY SCHYMAN [n. 1954]
Bioshock: The Ocean on his Shoulders [2007]2 MIN

 

TOMMY TALLARICO [n. 1968]
Advent Rising: Muse [2005]3 MIN

 

NOBUO UEMATSU [n. 1959]
Final Fantasy: Main Theme [1987]
2 MIN

 

MARTIN O'DONNELL [n. 1955] e MICHAEL SALVATORI
Halo 3: One Final Effort [2007]
4 MIN

 

GREG EDMONSON

Uncharted - Drake s Fortune: Nate's Theme [2007]
2 MIN

 

JASON HAYES
World of Warcraft: Seasons of War [2004]
3 MIN
_______
O projeto Cinema e Games conta com patrocínio da CBMM por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Secretaria Especial da Cultura — Ministério do Turismo — Governo Federal.

 

 
Concerto Digital | Osesp e Thierry Fischer (regente)
28/jun/2021

 

Este concerto foi gravado no dia 26 de junho, sábado, na Sala São Paulo. Leia as notas de programa em https://bit.ly/livreto-rite.

| PROGRAMA |
ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO - OSESP
​THIERRY FISCHER
regente

JOSEPH HAYDN [1732-1809]
Sinfonia nº 44 em Mi Menor - Fúnebre [1772]
1. ALLEGRO CON BRIO
2. MENUETTO. TRIO
3. ADAGIO
4. FINALE: PRESTO
22 MIN

IGOR STRAVINSKY [1882-1971]
A Sagração da Primavera [1911-13]
I. A ADORAÇÃO DA TERRA: INTRODUÇÃO
I. A ADORAÇÃO DA TERRA: O AUGURO DA PRIMAVERA - DANÇA DAS ADOLESCENTES
I. A ADORAÇÃO DA TERRA: JOGO DO RAPTO
I. A ADORAÇÃO DA TERRA: RONDAS PRIMAVERIS
I. A ADORAÇÃO DA TERRA: JOGOS DAS CIDADES RIVAIS
I. A ADORAÇÃO DA TERRA: CORTEJO DO SÁBIO
I. A ADORAÇÃO DA TERRA: ADORAÇÃO DA TERRA
I. A ADORAÇÃO DA TERRA: DANÇA DA TERRA
II. O SACRIFÍCIO: INTRODUÇÃO
II. O SACRIFÍCIO: CÍRCULOS MISTERIOSOS DAS ADOLESCENTES
II. O SACRIFÍCIO: GLORIFICAÇÃO DA ELEITA
II. O SACRIFÍCIO: EVOCAÇÃO DOS ANCESTRAIS
II. O SACRIFÍCIO: RITUAL DOS ANCESTRAIS
II. O SACRIFÍCIO: DANÇA DO SACRIFÍCIO - A ELEITA
33 MIN
_____
Todas as equipes técnicas e artísticas envolvidas nesta transmissão seguem as medidas de distanciamento social e higiene necessárias à contenção da propagação da Covid-19 e à preservação da saúde e segurança de todos os músicos, demais funcionários da Fundação Osesp e também do público presente.

 
Concerto Digital | Osesp e Thierry Fischer (regente)
22/jun/2021

 

| PROGRAMA |
ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO - OSESP
​THIERRY FISCHER
regente

 

JOSEPH HAYDN [1732 - 1809]
Sinfonia nº 96 em Ré maior - O Milagre [1791]
1. Adagio. Allegro
2. Andante
3. Menuetto. Trio
4. Finale: vivace
20 MIN

 

IGOR STRAVINSKY [1882 - 1971]
Petrouchka [1910-11] [VERSÃO 1947]
- Festa Carnavalesca
- Na Casa de Petrouchka
- Na Casa do Mouro
- Festa
_____
Este Concerto Digital Osesp conta com o patrocínio da B3. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Secretaria Especial da Cultura — Ministério do Turismo — Governo Federal.

Todas as equipes técnicas e artísticas envolvidas nesta transmissão seguem as medidas de distanciamento social e higiene necessárias à contenção da propagação da Covid-19 e à preservação da saúde e segurança de todos os músicos, demais funcionários da Fundação Osesp e também do público presente.

 
Concerto Digital | Osesp, Thierry Fischer (regente) e Emmanuele Baldini (violino)
15/jun/2021

 

| PROGRAMA |
ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO - OSESP
THIERRY FISCHER
regente
EMMANUELE BALDINI violino

JOÃO GUILHERME RIPPER [1959]
Variações Concertantes Sobre o Tema F-E-H-E-C-A [Encomenda | Estreia Mundial] [2021]
Abertura: Festivo
Variação I: L'istesso Tempo
Variação II: Expressivo
Variação III: Scherzo
Variação IV: Moderato
Variação V: L'istesso Tempo, Ma Animato
Variação VI: (Fuga): Moderato
9 MIN

IGOR STRAVINSKY [1882-1971]
O Pássaro de Fogo - Balé Completo [1910-v.1945]
- Introdução
- Primeiro Quadro: O Jardim Encantado de Kastchei (Le Jardin Enchanté de Kastcheï)
- Pas-de-deux: Súplicas do Pássaro de Fogo (Supplications de L'oiseau de Feu)
- Scherzo: Jogo das Princesas com as Maçãs Douradas (Jeu Des Princesses avec les Pommes D'or)
- Pantomima: Aparição Repentina do Príncipe Ivan (Brusque Apparition D'ivan Tsarévitch)
- Rondó: Khorovode (Ronde)
- Berceuse: O Pássaro de Fogo (L'oiseau de Feu)
- Segundo Quadro: Desaparecimento do Palácio e dos Feitiços de Kastchei; Animação dos Cavaleiros Petrificados; Regozijo Geral (Disparition du Palais et des Sortilèges de Kastcheï; Animation des Chevaliers Pétrifiés; Allégresse Générale)
45 MIN
_________________
Este Concerto Digital Osesp conta com o apoio do BCG – The Boston Consulting Group Brasil. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Secretaria Especial da Cultura — Ministério do Turismo — Governo Federal.

 

O Concerto Digital e toda a produção envolvida na transmissão seguem as medidas de distanciamento social e higiene necessárias à contenção da propagação da Covid-19 e à preservação da saúde e segurança de todos os músicos, demais funcionários da Fundação Osesp e também do público presente.

 

 

 
O nosso agradecimento a você, Associado do Programa Sou Osesp!
14/jun/2021

 

É com muita satisfação que apresentamos o Relatório de Prestação de Contas 2020 do Programa Sou Osesp, com detalhes do direcionamento das contribuições dos Associados em um ano tão desafiador como o passado, no qual a nossa instituição foi afetada significativamente em todos os âmbitos, principalmente em suas fontes de receitas. Diante desse cenário, os Associados foram fundamentais para que a Osesp pudesse atravessar esse período. Agradecemos imensamente a sua valiosa contribuição. Juntos conseguimos manter a nossa Orquestra e todas as suas atividades de forma ativa, levando música de qualidade à população. Todo esse esforço conjunto tornou possível os resultados que apresentamos AQUI.