PRÓXIMOS CONCERTOS
PRAÇA JÚLIO PRESTES, Nº 16
01218 020 | SÃO PAULO - SP
SEG A SEX – DAS 9h ÀS 18h

Ingressos disponíveis para os próximos concertos da Osesp
13/out/2020

Se está com saudades de assistir à nossa Orquestra na Sala São Paulo, garanta seu ingresso para as apresentações desta e da próxima semana no site da INTIhttps://osesp.byinti.com/

15.10 QUI 19H e 21H15

16.10 SEX 19H e 21H15

17.10 SÁB 15H15 e 17H30

OSESP
ALEXANDER LIEBREICH
PÄRT | Für Lennart in memoriam
BRAHMS | Sinfonia nº 1 em Dó Menor, Op. 68

22.10 QUI 19H e 21H15
23.10 SEX 19H e 21H15
24.10 SÁB 15H15 e 17H30
OSESP
ALEXANDER LIEBREICH
QUARTETO DE TROMBONES DA OSESP

BEETHOVEN | Drei Equale, WoO 30
HOSOKAWA | Meditação — Para as Vítimas do Tsunami
MENDELSSOHN | Sinfonia nº 5 em Ré Maior, Op. 107 — Reforma

Estamos prontos para receber o público
09/out/2020

PROTOCOLO DE SEGURANÇA

O Protocolo de Segurança Sanitária é baseado nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Secretaria de Saúde e Governo do Estado de São Paulo. Os procedimentos receberam certificação Safeguard do Bureau Veritas, empresa que é referência mundial, com mais de 190 anos de atividades e reconhecidos serviços de avaliação de conformidade e certificação utilizados por grandes organizações nacionais e internacionais — confira aqui. Ao todo, 34 itens são avaliados e auditados em processo de vistoria, dentre eles, que fazem parte do protocolo aprovado, destacamos:
_ As medidas de espaçamento entre as pessoas são especificadas por exibição, marcação ou instruções orais/escritas em cada área compartilhada.
_ A equipe foi treinada nas medidas preventivas do Covid-19, incluindo medidas de higiene, uso de EPI, distanciamento social e gerenciamento de doenças e qualquer outro requisito regulatório local.
_ O ar condicionado é mantido e operado de acordo com os requisitos locais e com as recomendações da OMS.
_ A frequência de limpeza de ferramentas e utensílios aumentou e a técnica de limpeza está em conformidade com as recomendações.

Há também novidades na acolhida do público:
_ Acionamento das cancelas de estacionamento e leitura de entradas sem contato físico;
_ Cafés e restaurante servem apenas às mesas, com cardápio reduzido e à la carte;
_ Acesso à sala de concertos a partir de 30 minutos antes do início da apresentação;
_ Limitação da quantidade de lugares da capacidade total da sala, com distanciamento necessário entre os espectadores;
_ Bloqueio do setor Coro;
_ Concertos com duração reduzida e sem intervalos.

O Protocolo da Fundação Osesp está adequado ao divulgado pela Prefeitura da Cidade de São Paulo, em portaria que autoriza a retomada das atividades com presença de público do setor cultural.

Osesp retoma atividade com público presencial
09/out/2020

Após 215 dias, a Osesp retoma sua Temporada 2020 a partir do dia 15 de outubro, para reencontrar o público na Sala São Paulo. Desde a suspensão das atividades presenciais em 14 de março — por conta da pandemia de Covid-19 —, a Fundação Osesp tem preparado cuidadosamente as dependências da Sala São Paulo, além de toda a sua equipe, para receber com segurança a volta dos espectadores às apresentações.

TEMPORADA OSESP

Devido à remarcação dos concertos, a programação precisou ser ajustada e as apresentações se entenderão até o início de 2021. Para atender ao público que possui assinatura ou ingresso avulso, respeitando a taxa de ocupação limite — a Sala passa a ter capacidade máxima de 480 lugares — e os demais protocolos de distanciamento social, as apresentações sinfônicas terão duas sessões no mesmo dia*:

_ Quintas e sextas-feiras, às 19h e 21h15

_ Sábados às 15h15 e 17h30

* Exceto em alguns casos pontuais.

ATENÇÃO! Para entrar nos concertos, é preciso apenas apresentar o Cartão de Assinatura ou ingresso original. Buscando facilitar a logística e operação no dia dos concertos sinfônicos, informamos que:
_ Se você tem ingresso/assinatura no Piso Térreo (plateias Central e Elevada), deverá vir na primeira sessão, às 19h (quintas e sextas) e às 15h15 (sábados).
_ Se você tem ingresso/assinatura nos pisos Mezanino (Balcão e Camarote) e Superior (Balcão e Camarote), deverá vir na segunda sessão, às 21h15 (quintas e sextas) e às 17h30 (sábados).

Os ingressos para os eventos que porventura não tenham sido repostos poderão constituir crédito para outro concerto ou renovação de assinatura. Haverá venda de ingressos avulsos somente em caso de disponibilidade, após consulta aos que já têm entradas. CONFIRA A PROGRAMAÇÃO AQUI.

Para informações sobre Matinais, Encontros Históricos, Visita Monitorada e serviços oferecidos na Sala São Paulo, CLIQUE AQUI.

#AOVIVO Osesp, Cruz, Dantas Barreto e Marun | Obras de Beethoven e Villa-Lobos
07/out/2020

Nesta sexta, 9 de outubro, você tem um encontro com a nossa Orquestra e a música de Ludwig van Beethoven e Heitor Villa-Lobos. Estaremos ao vivo às 19h no YouTube, Facebook e Instagram.

| PROGRAMA |

3. RONDO ALLA POLACCA
(33 min)
___________________________

As apresentações e toda a produção envolvida nessas transmissões seguem as medidas de isolamento social e higiene necessárias à contenção da propagação da Covid-19 e à preservação da saúde e segurança de todos os músicos e demais funcionários da Fundação Osesp.

Desde a suspensão das atividades presenciais, em 14 de março, a Fundação Osesp tem mantido e preparado a Sala São Paulo para o retorno do público. Há uma programação de retomada, que vai sendo ajustada conforme a evolução da pandemia e as orientações dos órgãos de saúde. A Fundação está pronta para receber o público na Sala, assim que permitido por todas as instâncias governamentais.

Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

#AOVIVO Osesp se apresenta com Lucas Thomazinho nesta sexta (02/out), sob regência de Neil Thomson
29/set/2020

As duas obras que você ouvirá esta semana com a Orquestra sob regência de Neil Thomson tem a França como elemento em comum. Com Lucas Thomazinho como solista, tocaremos o “Concerto nº 3 para Piano”, de Sergei Prokofiev. O russo ainda não havia se mudado integralmente para o país quando escreveu a peça, mas já costumava passar bastante tempo na região. Mais popular entre as cinco do gênero escritas pelo compositor, a obra foi concluída na Bretanha em outubro de 1921, e incorpora esboços reunidos ao longo de uma década. Inspirado nos contos franceses de Charles Perrault, Jeanne-Marie de Beaumont e da Condessa d’Aulnoy, “Ma Mère l’Oye” (“Mamãe Gansa”, em português), de Maurice Ravel, finaliza o programa. As transmissões acontecem no YouTube, Facebook e no Instagram da Osesp. Esperamos você na sexta-feira (2/out), às 19h, para mais uma noite especial ao nosso lado.

NEIL THOMSON regente

Ave Maria [1965]

Sabiá, Coração de uma Viola [1971]
__________________

#AOVIVO Orquestra e Coro da Osesp se apresentam ao vivo nesta sexta, 25 de setembro
20/set/2020

A história do Coro da Osesp se confunde com a história de Naomi Munakata. Ela assumiu o posto de Regente Titular do grupo em 1995, um ano após sua criação, seguiu ocupando o cargo até 2013, passando a Regente Honorária em 2014. Naomi faleceu em 26 de março deste ano, por complicações em decorrência da Covid-19. É a ela que o nosso Coro dedica o concerto que transmitimos ao vivo, direto do palco da Sala São Paulo, nesta sexta-feira, 25 de setembro, às 21h. O programa, sob regência de William Coelho, traz algumas das peças que Naomi mais gostava de reger, como a Ave Maria de Aylton Escobar e o Madrigal de Fauré.

Antes que as vozes ganhem a Sala, das 19h às 20h, teremos uma apresentação da Osesp, que, sob regência de Neil Thomson, interpretará obras de Beethoven e Nepomuceno. Em 2020, celebramos o aniversário de 250 anos de Beethoven e lembramos o centenário de morte de Nepomuceno. As transmissões acontecem no YouTube, Facebook e Instagram.

NEIL THOMSON

BEETHOVEN | Abertura Leonora nº 2, Op. 72a
NEPOMUCENO | Sinfonia em Sol Menor

CORO DA OSESP
WILLIAM COELHO
DANIEL GONÇALVES piano

BRAHMS | Três Quartetos, Op. 64
FAURÉ | Madrigal, Op. 35
FAURÉ | Pavane, Op. 50
FAURÉ | Cantique de Jean Racine
VILLA-LOBOS | Pater Noster
VILLA-LOBOS | Ave Maria
ESCOBAR | Agnus Dei
ESCOBAR | Ave Maria
ESCOBAR | Sabiá, Coração de Uma Viola

Lamentamos o falecimento de Jean-Noël Saghaard
20/set/2020

A Fundação Osesp lamenta a morte de Jean-Noël Saghaard, falecido ontem, 20 de setembro. Ele foi Principal Flauta da Osesp por mais de duas décadas e ajudou a formar gerações de músicos no Brasil, país que adotou em 1968. Deixamos aqui os depoimentos de três de seus alunos, hoje membros da nossa Orquestra, e do Diretor Executivo da Fundação Osesp, Marcelo Lopes.

“Eu fui aluna do Jean-Noël desde o meu início na flauta até o final dos meus estudos aqui no Brasil. Ele foi minha referência e incentivo, me fez amar a flauta e sonhar com a França. No Brasil, ele foi o professor de toda uma geração. Foi responsável por trazer e desenvolver Escola Francesa de Flauta aqui, de uma importância ímpar. Já na Osesp, ele ficou mais de 20 anos ocupando a cadeira de Primeira Flauta. Para mim é um orgulho imenso e uma responsabilidade, como aluna dele, ocupar o lugar que ele ocupou durante tantos anos”.

Cláudia Nascimento | Flauta Solista da Osesp

“O professor Saghaard formou e foi também referência de várias gerações de flautistas que estão aí hoje. É o meu caso. Eu o conheci ouvindo seu lindo som nos concertos da antiga Osesp, o procurei para ter aula e, na época, como eu já havia terminado a faculdade de Música, ele me aceitou como aluna ouvinte na Escola Municipal, onde era professor. Muito incentivador, a primeira vez que toquei na Osesp foi ao seu lado, como segunda flauta convidada na Sagração da Primavera, de Stravinsky, com o maestro Eleazar de Carvalho regendo. Tempos de novas oportunidades e muito aprendizado pelos quais terei gratidão eterna!”
Fabíola Alves | Flauta/Piccolo da Osesp

“Jean-Noël foi nosso professor — meu, da Cláudia e da Fabíola. O Sávio [também membro do naipe de Flautas da Osesp] teve aulas com ele nos festivais de Campos do Jordão. Ele é um importante nome da música clássica brasileira a partir da década de 1970 e formou inúmeros flautistas desde sua chegada ao Brasil em 1968. Foi Primeira Flauta da Osesp por 25 anos e uma referência de excelência de músico de orquestra no país. Suas interpretações da integral das Sonatas de Bach marcaram a nossa cena musical. Tive uma relação de aluno, depois de colega de trabalho e também de amigo. Jean-Noël e Terezinha, sua esposa, são meus padrinhos de casamento. Tocar ao seu lado na Osesp foi sempre uma continuação do aprendizado em sala de aula. Um som marcante e particular, nobre e muito bonito. Impressionava a todos. Um verdadeiro representante da assim chamada Escola Francesa de flauta!! Serei eternamente devedor a ele”.
José Ananias | Flautista da Osesp

“Jean-Noël foi um artista de extrema musicalidade e um ícone da Osesp nos anos 1980 e 1990. Sua excelente formação e experiência beneficiou gerações de flautistas brasileiros”.
Marcelo Lopes | Diretor Executivo da Fundação Osesp

#AOVIVO Osesp, Emmanuele Baldini (direção musical e violino) e Horácio Schaefer (viola) | Obras de Mozart e Haydn
15/set/2020

Enquanto ainda não é possível retomarmos as atividades com público na Sala São Paulo, seguimos fazendo música ao vivo para você, transmitida diretamente da nossa casa para a sua. Nesta sexta, 18 de setembro, seremos essencialmente clássicos: teremos a Sinfonia nº 93, de Haydn, e a Sinfonia Concertante, de Mozart — esta com Emmanuele Baldini (violino) e Horário Schaefer (viola) como solistas, ambos membros da Osesp. Baldini também é o responsável pela direção do programa.

Estaremos ao vivo às 19h no YouTube, Facebook e Instagram

| PROGRAMA|